As articulações em torno da eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Tocantins estão a todo vapor e nos bastidores os deputados Cleiton Cardoso e Amélio Cayres se movimentam para angariar votos.
Acontece que Cayres tem crescido muito, ao contrário de Cardoso que vem amargando frustrações. Foi assim nesta última terça-feira, 3, quando tentou reunir um grupo de parlamentares para fechar apoio. Cleiton dava como certa a presença de 12 deputados votantes, porém iniciou com sete e terminou com apenas cinco presentes após a saída de dois deputados.
Segundo fontes seguras os deputados presentes foram; Vanda Monteiro, Jair Farias, Wiston Gomes, Cláudia Lélis, Ivory de Lira e Jorge Frederico, sendo os dois últimos os que abandonaram a tensa reunião antes do término.
Em uma tentativa de articular votos para reverter o crescimento de Amélio, Cleiton acabou saindo mais enfraquecido, tendo em vista que acabou revelando uma debandada de apoios. Já por outro lado, Amélio segue confiante, pois suas articulações já dão como certo a garantia de pelo menos 17 votos, número mais que suficiente para garantir com folga a vitória na presidência do parlamento tocantinense.