As fortes chuvas registradas no Tocantins nos últimos dias causaram alagamentos e prejuízos em diversas partes do estado neste fim de semana. Municípios às margens do rio Tocantins estão em situação de alerta devido ao aumento do nível da água. A previsão para os próximos dias continua sendo de chuvas intensas em todas as regiões.
No norte do estado parte do cais do porto de Tocantinópolis cedeu após mais de 12 horas de chuvas intensas. A queda ocorreu na madrugada do último sábado (25) na beira rio, no centro da cidade. Não houve feridos.
Na região central do estado, a usina hidrelétrica de Lajeado teve todas as comportas abertas, aumentando o volume de água que passa pela barragem. O nível do rio subiu e a Praia do Funil, em Miracema do Tocantins, ficou submersa neste domingo (26).
Dois alertas de chuva do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) continuam valendo para o Tocantins nesta segunda-feira (27). O primeiro tem nível laranja e vale para praticamente todo o estado, com exceção de parte da região sul e sudoeste.
São previstos até 100 milímetros de chuva por dia, com ventos intensos e risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
No restante do estado o alerta tem nível amarelo, quando a previsão é de até 50 milímetros de chuva e ventos de até 60 km/h. A recomendação é evitar áreas de risco e em caso de emergências informar à Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros.