Vinte urnas eletrônicas do Tocantins vão passar pelo chamado Teste de Integridade, uma das etapas do processo de auditoria dos equipamentos que começa antes das Eleições 2022, marcada para o dia 2 de outubro.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o Tocantins é um dos 19 estados em que ocorrerá a testagem. O objetivo é demonstrar a integridade do equipamento e dos resultados da votação.
O teste funciona da seguinte forma: nesta terça-feira (20), representantes de partido políticos, coligações e entidades preenchem cédulas como uma simulação de votação. Os votos serão lacrados.
No dia do teste, durante a votação oficial, a equipe da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave) vai ‘cantar’ os votos do papel em voz alta para serem digitados na urna eletrônica. Ao final, os resultados das cédulas e da urna serão contabilizados e comparados para comprovar que são iguais. Isso demonstra a integridade do equipamento.
Segundo o presidente da Comissão, Marcelo Augusto Ferrari, as vinte urnas serão sorteadas para o teste no dia 1º de outubro. No dia da eleição, será montada a estação de trabalho para conferência do teste de integridade. Isso ocorrerá durante todo o dia simultaneamente com a votação oficial.
O TRE informou que a auditoria será realizada na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso. Por ser um procedimento público, pode ser acompanhado por qualquer pessoa. O Teste de Integridade também será transmitido ao vivo pelo canal da Justiça Eleitoral do Tocantins no YouTube.