Atual governador e candidato à reeleição, Wanderlei Barbosa (Republicanos) aparece com 59% dos votos válidos contra 19% do segundo colocado, Ronaldo Dimas (PL), em nova pesquisa de intenções de votos divulgada nesta quinta-feira (15).
A pesquisa foi encomendada pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) e TV Jovem/Record Tocantins ao Instituto Vetor.
Terceiro colocado no levantamento, Irajá Abreu (PSD), tem 10%. Ele é seguido de Paulo Mourão (PT), que tem 9%. Luciano do Owsvaldo Cruz (DC), coronel Ricardo Macedo (PMB) e Karol Chaves (Psol), têm 1% cada. Carmen Hannud (PCO) não pontuou.
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, quando é perguntado em quem o eleitor votaria para governador se a eleição fosse naquele dia, sem apresentação de nomes, Wandelei acumula 40% e Dimas, 13%. Irajá e Paulo Mourão têm 5% cada. Já Luciano do Owsvaldo Cruz tem 1%. Os demais não pontuam.
Pesquisa estimulada
Na estimulada, quando são apresentados os candidatos e perguntado em quem o eleitor votaria se a eleição fosse naquele dia, Wandelei fica com 46% e Dimas, 15%. Irajá e Paulo Mourão têm 7% cada. Luciano do Owsvaldo Cruz e coronel Ricardo Macedo aparecem com 1%. Karol Chaves e Carmen Hannud não pontuam.
Avaliação do governo Wanderlei
Para 38% dos entrevistados, a atuação do governador Wanderlei Barbosa é regular, 47% possuem avaliação positiva (ótima+boa) e apenas 7% apresentam avaliação negativa (ruim+péssima).
Dados
A pesquisa ouviu 1.020 eleitores de 10 a 14 de setembro deste ano, possui margem de erro de 3% (para mais ou para menos), 95% de margem de confiança e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) sob o número TO-03127/2022.