Fluminense perde para o Chelsea na semi e Brasil se despede do Mundial de Clubes: campanha surpreende com desempenho dos quatro representantes brasileiros

Por
2 Min

Foto/Divulgação: Mundial de Clubes

O sonho brasileiro no Mundial de Clubes chegou ao fim nesta terça-feira, após o Fluminense ser derrotado pelo Chelsea por 2 a 0 na semifinal da competição, disputada nos EUA. Com isso, o Brasil se despede do torneio sem representantes na grande final, mas com motivos para se orgulhar: os quatro clubes brasileiros que participaram da edição surpreenderam e mostraram força diante de gigantes do futebol mundial.

Despedida digna

O Fluminense, enfrentou um Chelsea compacto, veloz e eficiente. Apesar da superioridade técnica do adversário inglês, o Tricolor das Laranjeiras apresentou um futebol competitivo e criou boas chances, principalmente no segundo tempo. No entanto, a equipe londrina aproveitou melhor as oportunidades e garantiu a vaga na final com dois gols de João Pedro.

Campanha brasileira com saldo positivo

Além do Fluminense, outros três clubes brasileiros marcaram presença no torneio: Palmeiras, Botafogo e Flamengo. Juntos, surpreenderam a crítica internacional ao avançarem mais do que o esperado em suas respectivas chaves.

Apesar de não chegarem à final, todos deixaram uma boa impressão — sobretudo pela competitividade diante de clubes com orçamentos muito superiores. Esses retornam ao Brasil com moral em alta e favoritismo para o restante da temporada.

O desempenho dos times brasileiros reacende o debate sobre o calendário, investimentos e a necessidade de manter talentos no país para elevar ainda mais o nível do futebol local em competições internacionais.

Próximos passos Para os brasileiros, a missão é usar a experiência adquirida como aprendizado e preparar-se para o restante da temporada 2025 com foco redobrado nas competições continentais e nacionais.