06/11/2024 às 10h04min - Atualizada em 06/11/2024 às 10h04min

Donald Trump é eleito presidente dos EUA: veja repercussão

Donald Trump é eleito presidente dos EUA

O candidato republicano Donald Trump, de 78 anos, venceu as eleições de terça-feira (5) ao garantir votos suficientes para um novo mandato como presidente dos Estados Unidos, aponta projeção da Associated Press (AP) desta quarta-feira (6). Trump já fez um discurso de vitória.

A vitória foi anunciada por volta das 7h30 desta quarta, após Trump garantir os 270 delegados necessários para ter sua vitória declarada pela AP. Diversos líderes mundiais e personalidades cumprimentaram Trump. Confira abaixo a repercussão da vitória:

Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria

O primeiro-ministro húngaro, que apoiou abertamente a candidatura presidencial de Donald Trump, disse nesta quarta-feira em sua página no Facebook, ainda antes da divulgação da projeção da AP, que o republicano estava "no caminho para uma bela vitória".

Nayib Bukele, presidente de El Salvador

"Parabéns ao presidente eleito dos Estados Unidos da América, Donald Trump. Que Deus o abençoe e o guie."

Elon Musk, bilionário e apoiador

"O povo da América deu a Donald Trump um mandato cristalino para a mudança nesta noite."

Mark Cuban, bilionário e apoiador de Kamala Harris

"Parabéns, Donald Trump. Você venceu de forma justa e honesta. Parabéns ao Elon Musk também."

Presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Mike Johnson

"Donald Trump é agora nosso presidente eleito. Os republicanos da Câmara estão prontos e preparados para agir imediatamente na agenda Maga 'EUA em primeiro lugar' de Trump."

Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, parabenizou Trump e falou em "retorno histórico" à Casa Branca.

"Seu retorno histórico à Casa Branca oferece um novo começo para os Estados Unidos e um poderoso comprometimento com a grande aliança entre Israel e EUA," disse o premiê no X.

Primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, parabenizou Trump e o chamou de amigo. “Meus mais sinceros parabéns, meu amigo Donald Trump, por sua vitória eleitoral histórica. À medida que você dá continuidade aos sucessos do seu mandato anterior, espero renovar nossa colaboração”, escreveu Modi no X.

Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que a União Europeia e os EUA "são mais do que apenas aliados" e disse que está ansiosa a voltar a trabalhar com Trump.

Primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni

A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, de direita, ofereceu seus "mais sinceros parabéns" a Trump e disse que os EUA e a Itália têm uma "aliança inabalável". "É um vínculo estratégico, que tenho certeza de que agora fortaleceremos ainda mais", afirmou.

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que Trump teve "vitória impressionante".

"Agradeço o compromisso do presidente Trump com a abordagem de 'paz através da força' nos assuntos globais. Esse é exatamente o princípio que pode, na prática, aproximar uma paz justa na Ucrânia," disse Zelensky na rede social X.

Presidente da Argentina, Javier Milei

O presidente argentino, Javier Milei, parabenizou Trump no que ele chamou de uma vitória eleitoral "formidável".

"Você sabe que pode contar com a Argentina para realizar sua tarefa. Sucesso e bênçãos", disse Milei em publicação no X.

Presidente do Egito, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi

Em publicação no X, o presidente egípcio Al-Sisi parabenizou Trump e desejou sucesso ao republicano em alcançar os interesses dos americanos.

Ex-presidente Jair Bolsonaro

"Hoje, testemunhamos o ressurgimento de um verdadeiro guerreiro. Contra tudo e contra todos, Donald Trump voltará à presidência dos EUA (...). Parabéns, meu amigo, por esta vitória épica."

Presidente da Fifa, Gianni Infantino

“Teremos uma grande Copa do Mundo da FIFA e uma grande Copa do Mundo de Clubes da FIFA nos Estados Unidos da América! O futebol une o mundo”.

Presidente da França, Emmanuel Macron

"Parabéns, Presidente Donald Trump. Pronto para trabalharmos juntos, assim como soubemos fazer durante quatro anos. Com suas convicções e com as minhas. Com respeito e ambição. Por mais paz e prosperidade."

Olaf Scholz, primeiro-ministro da Alemanha

"Parabenizo Donald Trump por sua eleição como presidente dos EUA. A Alemanha e os EUA têm trabalhado juntos com sucesso por um longo tempo para promover prosperidade e liberdade em ambos os lados do Atlântico. Continuaremos a fazê-lo para o benefício de nossos cidadãos".

Keir Starmer, primeiro-ministro do Reino Unido

"Parabéns, Presidente eleito Trump, por sua histórica vitória eleitoral. Estou ansioso para trabalhar com você nos próximos anos. Como os aliados mais próximos, estamos lado a lado na defesa de nossos valores compartilhados de liberdade, democracia e empreendedorismo."

Pedro Sanchez, primeiro-ministro da Espanha

"Parabéns @realDonaldTrump pela sua vitória e sua eleição como 47º Presidente dos EUA. Trabalharemos em nossas relações bilaterais estratégicas e em uma forte parceria transatlântica".

Presidente da Turquia, Tayyip Erdogan

"Parabenizo meu amigo Donald Trump, que foi eleito presidente dos EUA mais uma vez após uma grande luta nas eleições presidenciais nos Estados Unidos da América. Nesta nova era que começará com a escolha do povo americano, espero que os laços turco-americanos se fortaleçam, que as crises e guerras regionais e globais, principalmente a questão da Palestina e a guerra Rússia-Ucrânia, acabem; acredito que mais esforços serão exercidos por um mundo mais justo."

Primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau

"Parabéns a Donald Trump por ser eleito Presidente dos Estados Unidos. A amizade entre o Canadá e os EUA é a inveja do mundo. Sei que o presidente Trump e eu trabalharemos juntos para criar mais oportunidades, prosperidade e segurança para ambas as nossas nações".

Edmundo Gonzalez, candidato de oposição da Venezuela que busca reconhecimento de vitória nas últimas eleições

"Felicito o Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald J. Trump, pela sua vitória neste dia democrático. O povo americano manifestou a sua vontade soberana, reafirmando o valor das instituições, o espírito democrático e a força da alternância que reforça a confiança nas instituições eleitorais e políticas das democracias representativas. Com a mesma responsabilidade do presidente eleito, desejo fortalecer nossas relações sempre em benefício do nosso povo".

Presidente do Zimbábue, Emmerson Mnangagwa

“Parabéns ao presidente eleito @realdonaldtrump por sua vitória eleitoral. O mundo precisa de mais líderes que falem pelo povo. O Zimbábue está pronto para trabalhar com você e o povo americano para construir um mundo melhor, mais próspero e mais pacífico.”

Primeiro-Ministro da Etiópia, Abiy Ahmed

“Parabéns ao Presidente Donald Trump pela sua vitória eleitoral e retorno. Estou ansioso para trabalharmos juntos para fortalecer ainda mais o relacionamento entre nossos dois países durante seu mandato.”

Hassan Sheikh, da Somália

“Parabenizo você, Presidente eleito dos Estados Unidos da América, SE @realDonaldTrump, por sua histórica vitória eleitoral. Estou ansioso para continuar a forte colaboração e parceria de nossas duas nações para promover a paz, a segurança e a prosperidade comum para nossas duas nações.”

Primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba

"Espero cooperar de perto com o presidente eleito Trump para elevar ainda mais a aliança e as relações Japão-EUA a níveis ainda mais altos".

Presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol

“Sob sua forte liderança, o futuro da aliança ROK-EUA e da América brilhará mais forte”.

Primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese

"A eleição do Presidente dos Estados Unidos é sempre um momento importante para o mundo, para a nossa região e para a Austrália. (...) Os Estados Unidos há muito desempenham um papel de liderança na estabilidade e segurança do Indo-Pacífico. A Austrália se esforçará para fortalecer a cooperação entre nossas duas nações na região."

Primeiro-ministro da Holanda, Dick Shoof

"Parabéns a @realDonaldTrump por vencer a eleição presidencial. Os Estados Unidos são um aliado importante para a Holanda, tanto bilateralmente quanto em contextos internacionais como a OTAN. Estou ansioso por nossa cooperação próxima nos interesses compartilhados entre os EUA e a Holanda".

Secretário-geral da Otan, Mark Rutte

"Quando Trump assumir a presidência, ele será bem-vindo por uma aliança militar mais forte e mais unida. (...) Trump demonstrou uma forte liderança dos EUA durante seu primeiro mandato."

Kirill Dmitriev, CEO do fundo soberano da Rússia

Kirill Dmitriev, CEO do fundo soberano da Rússia e figura importante na elite política russa, disse que esta é uma oportunidade para "dar um reset" nas relações entre a Rússia e os EUA.

Dmitriev afirmou também o republicano conquistou a presidência e o Senado "apesar de uma campanha de desinformação em larga escala dirigida contra eles".

Crédito: G1 Globo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://revistatogethernews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Olá, tudo bem?