O Deputado Fereral Alexandre Guimarães debateu sobre o plano safra 2023/2024 e a agricultura familiar. O debate aconteceu nesta quarta-feira, 17 e contou com a presença de vários representantes de órgãos agrários do país, a comissão de agricultura, pecuária e abastecimento da câmara dos deputados e representantes de entidades bancárias.
Pauta principal do debate foi o plano safra 2023/2024 e a agricultura familiar, no debate foram discutidos prazos e formas de beneficiar os produtores rurais.
O agronegócio é um dos principais setores da economia brasileira, responsável por uma produção gigantesca de alimentos, fibras e energia.
Em números, o agronegócio representa cerca de 25,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e gera mais de 18 milhões de empregos diretos e indiretos. Além disso, o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores mundial de soja, milho, feijão, açúcar, dentre outros.
Para manter a competitividade do setor, é fundamental investir em políticas públicas que apoiem os produtores rurais, como o Plano Safra, um programa do Governo Federal que oferece financiamentos a juros mais baixos e outras iniciativas de incentivo à produção.
A redução de juros nos financiamentos é uma das medidas necessárias para fortalecer o agronegócio e aumentar sua competitividade no mercado global.
“Investir no agronegócio é investir no desenvolvimento do país. Vamos trabalhar juntos para promover políticas públicas que fortaleçam esse setor tão importante para a nossa economia e para a segurança alimentar do Brasil e do mundo”. Destacou o parlamentar.