Cerca de 60 policiais civis do Tocantins estão realizando um curso voltado para o combate à corrupção e lavagem de dinheiro no auditório da Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO).
A capacitação iniciou na manhã desta terça-feira (28) e vai até a sexta-feira (31). É ministrada pela Secretaria Nacional de Justiça, por meio do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), em parceria com a Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), por intermédio da Escola Superior de Polícia (Espol).
O coordenador-geral de Cooperação Jurídica Internacional em Matéria Penal do DRCI, André Zaca Furquim, falou sobre a relevância do tema para a atividade investigativa.
“Iniciamos mais uma semana de capacitação nessa temática que, para nós, é tão cara, que é o combate à corrupção e lavagem de dinheiro. Esse momento é muito importante, especialmente para os profissionais que estão na ponta, que são as pessoas que executam e estão diante das situações desafiadoras do dia a dia”, frisou.
Presente no evento, o secretário da Segurança Pública, Wlademir Costa, destacou que a capacitação deve ampliar o potencial dos policiais do Tocantins. “Temos aqui excelentes profissionais. Tenho certeza de que o conhecimento adquirido irá melhorar o desempenho do trabalho dos nossos policiais e, assim, poderemos dar uma resposta mais rápida à nossa sociedade”, completou.
A diretora da Espol, Heloísa Godinho, também ressaltou que o curso visa não somente aumentar o conhecimento, mas promover a troca de experiências entre os profissionais na área.
"O treinamento promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública só tem a contribuir para que a Polícia Civil do Tocantins desempenhe suas funções com mais qualidade e eficiência”, disse.