Duas propriedades rurais foram invadidas por um grupo de pessoas nesta segunda-feira (13/3), na região de Sandolândia, no sudeste do Tocantins. Uma delas, a Fazenda Água Fria, tem quatro mil alqueires, e a outra, Patizal, com cerca de 300 alqueires, fica numa área adjacente à primeira.
A Polícia Militar foi acionada ainda na noite desta segunda, mas quando equipes de grupos especializados chegaram nas propriedades no início da manhã desta terça (14), os invasores já haviam se retirado do local. A PM acredita que eles não fazem parte do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).Uma equipe de inteligência do BPChoque e mais 25 policiais militares foram mobilizados para a operação, com equipes da 7ª CIPM, do 4º BPM (viatura de área e Força Tática), BOPE (Batalhão de Operações Especiais) e BPMRED/COD (Companhia de Operações em Divisas).
Ao saber do deslocamento das equipes, mais de 30 invasores retiraram-se do local, não concluindo os acampamentos. Durante as verificações, foi desobstruída a sede da Fazenda Patizal que havia sido trancada com cadeados e foi reparada a cerca que havia sido violada para ingresso na terra pelos invasores.
Além disso, as viaturas fizeram bloqueio para abordagem de veículos e pessoas que circulavam na localidade para verificação se portavam armas e/ou ferramentas típicas de esbulho possessório, bem como foragidos da Justiça.
As ações de patrulhamento e bloqueios nas vias que dão acesso a fazenda terão continuidade e o serviço de inteligência irá acompanhar as pessoas que estão com intento de invadir as propriedades rurais.
"Quando chegamos no local não tinha mais ninguém, a gente só restabeleceu as propriedades para os seus respectivos proprietários, sendo realizado patrulhamento na região para garantir a ordem e a segurança", destacou o comandante da 7ª CIPM, Major Dennys Dalla.