14/03/2023 às 10h40min - Atualizada em 14/03/2023 às 10h40min

Chuva com altos acumulados previstos e risco de transtornos: Quarta-feira deve ser de mais temporais no TO

Divulgação

Esta semana requer bastante atenção entre o Norte e o Nordeste do Brasil, que ficam sujeitos a chuva com altos acumulados previstos e risco de transtornos. A terça-feira já pode começar com o céu mais carregado entre o Pará, Maranhão, Piauí e Ceará. Céu claro em poucas áreas, entre o Amazonas, Roraima e o Pará, entre Minas Gerais e a Bahia e na faixa leste do Rio Grande do Sul, sendo Boa Vista e Porto Alegre, as únicas capitais do país, com previsão de tempo firme o dia todo.

Previsão do tempo para 14/03/2023 – terça

Região Sul

Sol com poucas nuvens de Tramandaí ao litoral sul do Rio Grande do Sul, bem como em Porto Alegre. Nas demais áreas do Sul do Brasil, há condições para pancadas de chuva, que podem ocorrer a qualquer hora do dia no norte do Paraná, assim como de Florianópolis a Curitiba. A chuva deve ser leve e passageira na região de Bagé (RS). Nas demais áreas da Região Sul do país, as pancadas estão previstas entre a tarde e a noite desta terça-feira. A infiltração marítima contribui para a formação das nuvens de chuva na Região.

Região Sudeste

Sol com pouca nebulosidade e nada de chuva apenas no norte mineiro. Nas demais áreas do Sudeste do país, há previsão para pancadas de chuva entre tarde e noite. No entanto, da Baixada Santista ao litoral sul e no sudoeste de São Paulo, as pancadas já podem ocorrer desde a manhã da terça-feira. Do Grande Rio ao Espírito Santo, inclusive em Vitória, sol com chuva rápida e sem alertas. Em Belo Horizonte as pancadas devem sem mais isoladas também. Já na Grande São Paulo, a chuva pode ocorrer de moderada a forte intensidade e vir com trovoadas.

Região Centro-Oeste

Além do calor e da umidade, o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) que atua entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul, espalha nuvens carregadas sobre a Região Centro-Oeste. A chuva pode ocorrer em vários períodos do dia, no oeste e centro-sul do Mato Grosso do Sul, bem como em Campo Grande e de Cuiabá ao norte do Mato Grosso. Nas demais áreas da Região, incluindo Goiânia e Brasília, as pancadas estão previstas a partir da tarde.

Região Nordeste

No Nordeste brasileiro, apenas uma pequena área do interior da Bahia, divisa com o norte mineiro, fica com o tempo estável e sol ao longo da terça-feira. As demais áreas da Região, fica sujeita a pancadas de chuva, especialmente a partir da tarde. No entanto, o dia já pode começar cheio de nuvens e até chuva no Maranhão, Piauí e no Ceará, bem como em São Luís, Teresina e em Fortaleza. As instabilidades são provocadas pela umidade marítima e pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Região Norte

Nesta terça-feira, o tempo fica aberto com sol ao longo de todo o dia entre o Amazonas, Roraima, inclusive em Boa Vista e o Pará. Nas demais regiões do Norte do Brasil, o calor, a alta umidade, além dos ventos que carregam umidade do oceano para o continente, favorecem as nuvens de chuva sobre a Região. As pancadas podem cair a qualquer hora no Tocantins, centro-leste e no sul do Pará, bem como em Palmas e em Belém. Nas demais áreas da Região Norte, a chuva está prevista entre tarde e noite.

Alertas meteorológicos para 14/03/2023 – terça

Perigo temporais com chuva volumosa e risco para transtornos no leste e nordeste do Pará, na maior parte do Maranhão e do Piauí, sul do Ceará e oeste da Paraíba.

Alerta para temporais no litoral do Paraná, litoral sul de São Paulo, boa parte do Mato Grosso do Sul e de Goiás, faixa leste e no norte do Mato Grosso, boa parte do Pará, extremo sul do Maranhão, sul do Piauí, centro-norte do Ceará e oeste do Rio Grande do Norte.

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento na metade oeste do Rio Grande do Sul, centro-oeste e norte de Santa Catarina, na maior parte do Paraná e de São Paulo, oeste e sul de Minas Gerais, oeste e noroeste do Mato Grosso do Sul, centro-oeste e sul do Mato Grosso, faixa leste de Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Acre, sul e leste do Amazonas, leste e sul do Amapá e de Salvador a grande parte de Sergipe.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://revistatogethernews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Olá, tudo bem?