O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, se solidarizou com a população do estado de São Paulo, em especial das cidades do litoral norte, fortemente atingidas pelas chuvas dos últimos dias que já deixaram cerca de 48 mortos.
Wanderlei também colocou o Tocantins à disposição do governador do estado de São Paulo, Tarcísio Freitas, e da população paulista para enviar toda a ajuda possível em pessoal e equipamento para auxiliar na busca dos desaparecidos e oferecer algum conforto para as famílias das vítimas da tragédia.
“A todos, os meus sentimentos e orações para que este tempo de recuperação seja abreviado”, disse o governador Wanderlei Barbosa.
A tragédia
Balanço das prefeituras aponta 48 mortes (47 em São Sebastião e uma em Ubatuba). O último balanço do governo estadual confirma 44 mortes em todo o litoral norte de São Paulo.
O número de desalojados e desabrigados no litoral paulista não foi divulgado, mas, em todo o estado de São Paulo, o governo informou que há 1.730 desalojados (que precisaram deixar suas casas e foram para a residência de amigos ou parentes) e 766 desabrigados (que perderam as suas casas e não têm para onde ir) em decorrência das chuvas.
A chuva que atingiu o litoral paulista foi a maior registrada em 24 horas na história do país, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O governador Tarcísio de Freitas decretou estado de calamidade em Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba.