A Secretaria Municipal de Saúde de Goianorte vem realizando ações de controle vetorial e monitoramento do Flebotomíneo que é vetor das Leishmanioses.
O objetivo é aprimorar o conhecimento da distribuição sazonal e abundância relativa das espécies vetoras visando estabelecer o período mais favorável da transmissão da LV e direcionar medidas de controle do vetor no município de Goianorte.
A Leishmaniose é uma doença infecciosa, causada por um protozoário digenético (Leishmania infantum) e que depende de dois hospedeiros distintos para completar o ciclo epidemiológico: vertebrados cães, gatos, equinos e homem e invertebrados dípteros também conhecidos por flebotomíneos.
De acordo com o Coordenador Valdimizio, é importante analisar que o período de evolução da doença costuma ser variável e o balanço entre as respostas é o que irá determinar a intensidade e gravidade das lesões. “Normalmente, encontramos quadros de dermatopatias dermatites ulcerativas, descamativas e comprometimento de outros órgãos”, alerta o Coordenador Valdimizio.