O mercado de telefonia móvel no Brasil é bem concentrado, e 97% das linhas pertencem à Claro, TIM e Vivo. Porém, um grupo de pequenos provedores quer mudar o cenário com a Tá Telecom, uma nova operadora virtual formada por mais de 70 provedores regionais de internet.
A Tá Telecom já nasce com presença nacional, atuando em todos os 67 DDDs do país, cobrindo todos os municípios brasileiros. A operadora também conta com lojas físicas em mais de 1.600 cidades e com cerca de 10 milhões de brasileiros como clientes potenciais, que são atendidos pelas empresas com banda larga fixa.
A empresa é uma Mobile Virtual Network Operator (MVNO), que é uma operadora de rede móvel virtual que utiliza parte da infraestrutura oferecida por uma operadora móvel tradicional (com torres e antenas), que, no caso da Tá Telecom, é a TIM. A empresa tocantinense SIM Internet participa do projeto.
O grupo de empresários surgiu na iniciativa 5G Brasil, para a compra de frequências no leilão do 5G da Anatel, quando decidiram lançar sua própria operadora de telefonia celular.
O presidente da Sim Internet, Suelismar Caetano, faz parte da diretoria e do conselho de gestão da nova operadora e fala sobre as vantagens de mudar para a Tá Telecom. “Além de estarmos presentes no país todo, nossos planos são acessíveis e se adequam às necessidades de todos os públicos”, afirma.
O projeto piloto foi iniciado há mais de 20 dias e colocou no mercado mais de mil chips em serviço. A operação foi construída para incluir todos os provedores regionais interessados e mais de 73 empresas já assinaram contrato e entraram no negócio. A ideia é que a união dos provedores de internet crie uma grande operação de telecomunicações móvel no Brasil.