O Campeonato Carioca de 2023 começa nesta quinta-feira, com duelo antecipado da quinta rodada entre Flamengo e Audax Rio, no Maracanã, às 21h30 (de Brasília). A edição deste ano terá, pela terceira vez consecutiva, o mesmo regulamento. Os times se enfrentam em turno único, com todas as equipes jogando 11 partidas - passam quatro para as semifinais e finais da competição.
Com os quatro grandes novamente na primeira divisão do Brasileiro - o que não acontecia desde 2020 do Carioca -, a expectativa é por uma disputa mais equilibrada em relação a 2022, quando o campeão Fluminense e o vice Flamengo levaram vantagem sobre a então recém-iniciada SAF do Botafogo e um Vasco pré-SAF.
De volta à Série A do Brasileiro, o Vasco anunciou seis nomes para o novo time. O destaque é Pedro Raul, que chega depois de ano de destaque no Goiás. Ele foi vice-artilheiro do Brasileirão. O Fluminense manteve Fernando Diniz e contratou sete jogadores.
Luís Castro é outro treinador que permanece no comando de um dos grandes do Rio de Janeiro, ficando no Botafogo por mais uma temporada. O Vasco apostou em Maurício Barbieri e Abel Braga, técnico campeão no ano passado pelo Tricolor, para ser coordenador.
O Flamengo contratou o português Vitor Pereira, ex-técnico do Corinthians, e repatriou o volante Gerson. Vice carioca, campeão da Libertadores e da Copa do Brasil no ano passado, o Rubro-Negro se prepara para o Mundial de Clubes que começa no início de fevereiro.
Os times participantes
Audax Rio, Bangu, Boavista, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Madureira, Nova Iguaçu, Portuguesa, Resende, Vasco e Volta Redonda
Os primeiros jogos do Carioca 2023
5ª rodada
Qui (12/1) - 21:30 - Flamengo x Audax Rio - Maracanã (partida antecipada)
1ª rodada
Sáb (14/1) - 18:00 - Vasco x Madureira - São Januário
Sáb (14/1) - 15:30 - Nova Iguaçu x Volta Redonda - Janio Moraes
Sáb (14/1) - 16:00 - Resende x Fluminense - Raulino de Oliveira
Dom (15/1) - 18:00 - Flamengo x Portuguesa - Maracanã
Dom (15/1) - 16:00 - Botafogo x Audax Rio - Raulino de Oliveira
Dom (15/1) - 15:30 - Boavista x Bangu - Elcyr Resende
Regulamento
O Campeonato Carioca será disputado entre janeiro e abril, com formato dividido em primeiro turno (Taça Guanabara), semifinal e final. Os 12 clubes jogam entre si, e os quatro melhores vão para as semifinais da competição.
A semifinal será disputada em jogo único, nos confrontos entre o 1º e o 4º colocados, o 2º e o 3º colocados - com vantagem do empate do time de melhor campanha. A final será em duas partidas, sem vantagem para nenhuma das equipes. O campeão sai nas finais de 2 e 9 de abril.
Os quatro clubes classificados entre o 5º e o 8º lugares ao fim das 11 rodadas da Taça Guanabara jogarão as semifinais da Taça Rio, que não têm qualquer ligação com as finais do Campeonato Carioca.
Apenas o último colocado será rebaixado.
Árbitro de vídeo
Na primeira fase, apenas os clássicos terão VAR. Nas semifinais e finais, em todos os jogos, totalizando 12 partidas com árbitro de vídeo em todo o campeonato.
Inscrição de jogadores
Os clubes podem inscrever novos jogadores até o penúltimo dia útil que anteceder a semifinal do Campeonato Carioca.
Para a estreia da Taça Guanabara, o regulamento diz o seguinte: "Somente poderão participar os atletas inscritos até o 5º dia útil que anteceder o início do campeonato e cujo registro conste no BIRA, sem pendências, até o último dia útil que anteceder a respectiva partida".
Para o restante da competição - com o limite de inscrição até o penúltimo dia útil da semifinal do Carioca -, somente poderão participar os atletas inscritos até o penúltimo dia útil que anteceder o início da respectiva rodada e cujo registro conste no BIRA, sem pendências, até o último dia útil que anteceder a respectiva partida.